Say hi to a stranger

Lawyer. Traveler. Lifestyle. Portugal. Brazil. Rio de Janeiro. Soul. World. Freedom. Salty. Ocean. Pisces.

Ilha Grande

By 12:00 , , , , , , , , ,

Este post é dedicado a todas as mulheres que como eu amam viajar, amam a sua própria companhia, amam aventura e amam sair por aí de coração e alma cheios prontas para descobrir o mundo. Contra todos os tabus sociais: Sim, eu viajei sozinha e sim eu vou repetir.

Foi uma das melhores experiências a que me permiti. Na verdade, verdadinhaa não foi bem exatamente a primeira vez que o fiz, ou, não estivesse eu no Rio de Janeiro porque um dia acordei e decidi que a minha vida passava por aqui, pus a mochila as costas, arrumei os sonhos no lugar deles, fechei os medos numa caixinha muito apertadinhos e  pus-me a andar, leia-se, a voar, até este lado do Atlântico.

Essa viagem maravilhosa que fiz no final do ano passado trouxe-me o mesmo frio na barriga (já estava com saudades), o mesmo, em menor proporção, claro, do dia que pisei o aeroporto rumo a esta aventura incrível.


Então vamos lá:

Para começar estou, sou, apaixonada por esta Ilha. Foi a melhor opção que fiz e sem saber. É a minha cara e todo o tempo que lá passei foi uma eterna viagem à minha infância. Nasci e fui criada no Algarve, rodeada toda a vida de praia e mar, o contínuo vento do mar no meu rosto durante esses dias não teve preço, mesmo.

Porquê a Ilha Grande? Não tenho a menor ideia (como todas as boas decisões que tomei ao longo da minha vida!).Era Terça ou Quarta-Feira, umas 18h quando descobri que Quinta era feriado, abri o Hostel World digitei "Ilha Grande", paguei preço de gente crescida (era um feriado famosinho) e comprei a minha estadia. E só. Tudo o resto descobri e fiz na hora.


Como chegar? Comprei um bilhete de ônibus (alguma alma muito abençoada desistiu enquanto eu estava a olhar para o site nesse preciso momento, consegui comprar o único lugar disponível!) pela Rodoviária Novo Rio, empresa de viação Costa Verde, cuja partida se deu às 4h e chegada às 6.45h (sim, da madrugada!) a Angra dos Reis.


No trajeto Rio-Angra o ônibus passou por Mangaratiba, Conceição de Jacareí e finalmente, Angra. (É possível chegar a Ilha Grande por qualquer um destes portos).* Achei o ônibus super bom (nível europeu!) fiquei super surpreendida e a Rodoviária também, por incrível que pareça. Até à Rodoviária fui de táxi, podem estimar a corrida aqui. Salvo engano paguei em torno de R$ 20/30,00 no táxi + aproximadamente R$50,00 no ônibus. Saindo do ônibus peguei um táxi até ao porto que dividi com as minhas duas futuras companheiras de viagem (duas portuguesas que vinham sentadas no banco atrás do meu) deu R$4,00 a cada uma. É uma distância ridícula, dava para ir caminhando mas não sabíamos... Quando cheguei ao cais bastou entrar numa fila comum para a lancha, o que já nos levou diretamente para Abraão, a lancha salvo engano custou-me R$20,00.

* O ônibus parou nos três pontos e através de qualquer um deles é possível chegar a Ilha Grande, decidi sair no último ponto, em Angra pois tinha horários mais flexíveis de barcas para a Ilha, lembro que chegava às 7h e, a titulo de exemplo, a primeira barca no porto de Conceição de Jacareí, só partia às 8.30h, ia perder 1h (nem pensar!). Mais informações úteis sobre horários e opções dos três portos podem consultar aqui.


Onde ficar? Decidi ficar na Vila de Abraão nesta primeira visita. É a área mais "comercial" e turística da ilha o que significa que estando sozinha e para uma "primeira vez" seria mais fácil de me virar caso me deparasse com algum tipo de imprevisto. É uma vila dedicada ao turismo, com imensas opções de pousadas, hosteis, restaurantes, farmácias até padaria tem (portuguesa sendo portuguesa kkk)!

Hostel ou Pousada? Bem, neste quesito eu errei, na verdade não sei se errei mas não tive tanta sorte. Como ia sozinha decidi ficar num hostel, vi vários comentários no Tripadvisor sobre vários hosteis e de entre os (poucos) disponíveis acabei por decidir ficar no Biergarten Hostel. Vamos lá, review: O hostel é super limpinho, mas, a forma como organizaram os hospedes não foi minimamente inteligente, como era um fim de semana prolongado e muito concorrido o hostel recebeu vários grupos de amigos mas não teve o cuidado de os agrupar devidamente. Acabou que, alguns quartos, como o meu (coletivo e misto) ficou com membros dos grupos sozinhos ou a pares que foram indevidamente colocados. Ou seja, a vibe não estava legal. Era uma galera que por si só já estava chateada de não estar com os amigos, era uma galera aleatória entrando toda a hora e saindo a cada minuto do quarto o que não me transmitiu muita segurança, aliás, nenhuma.  Já o hostel em si mal tive tempo de conhecer, na verdade quando cheguei já fui a correr para um passeio só deixei a mala num deposito porque só podia fazer check in após as 12h, acabei por só voltar quase à 00h e assim foi todos os outros dias. Do pouco que vi gostei, o ambiente é meio descolado, bem como eu gosto. Nunca tive no hostel em horário comercial, saí sempre muito cedo para aproveitar o dia ao máximo e voltei sempre bem tarde o que significa que nunca me cruzei com nenhum dos recepcionistas. Ninguém me mostrou o hostel e ninguém me ia cobrar também, nem o check in estava registrado na hora de sair (só para terem uma ideia!). Tive de ter o cuidado de interromper o meu ultimo dia para ter a certeza que ia aparecer em horário "pagável". Achei bem desorganizado nesse quesito. Por outro lado conheci a pousada onde as minhas, hoje, amigas, portuguesas ficaram e era super gracinha, super bem localizada, achei muito válido. Talvez da próxima vez experimente uma pousada (talvezz, se bem que fiquei com a curiosidade de ver como será o ambiente, não nesse, noutro, hostel, numa época não tão concorrida).

Fator a ter em conta - Localização do Hostel ou Pousada: Desta ninguém me avisou. A entrada da ilha, leia-se "Rua da Praia" tem imensas pousadas, restaurantes e comércio, consequentemente é muito mais iluminada pois, naturalmente, tem mais movimento. O Hostel que fiquei era praticamente na rua atrás da principal o que significa que até estava bastante bem situado, ficava na Av. Getúlio Vargas 161 mas houve vários outros que vi, super naturebas (que por acaso, só por acaso não me hospedei lá) que eram consideravelmente longe do cais, dos restaurantes, do comercio e da iluminação pública. O que é bem chato para que se hospeda desavisado. Os acessos a esses hosteis eram realmente muito pouco iluminados e meio assustadores, confesso. (Só olhei de longe!)

Passeios: Fiz tudo quanto me foi possível, infelizmente na época que eu fui estava imensa chuva e vento o que resultou no encerramento da Ilha na sua parte sul (leia-se: aventureiro - estou a chorar até hoje!), estavam ondas de 1.80m o acesso a essa parte da Ilha foi completamente suspenso.

No primeiro dia comprei a Meia Volta à Ilha (R$120,00/dia inteiro), fui com a Avant Tour, eles têm um ponto de venda logo na entrada da ilha, a Rua da Praia 703 (bem em frente ao cais!)* e foram sempre sempre sempre uns amores comigo. Podem ficar a conhecer os passeios disponíveis e preços aqui. Fomos numa lancha privada e visitamos lugares incríveis. Passamos pela Lagoa Azul, Lagoa Verde, onde fizemos snorkeling (o passeio já inclui o material) Saco do Céu (paraíso!), praia da feiticeira, entre outros points. Paramos na Maguariquessaba para almoçar que nada mais é do que um arranjinho que estas empresas (todas elas) têm com restaurantes "caros" e absurdamente "turísticos" para atrair clientes. Os pratos são caros mas dividindo com um grupo dá para comer bem e por um preço razoável.

No segundo dia comprei a Ilhas Paradisíacas (R$140,00/dia inteiro), também com a Avant Tour, neste passeio passamos por Ataguas, Ilhas Botinas, Gipoia, Praia da Piedade e Praia do Dentista (#apaixonei).


No terceiro dia reservei o dia para o paraíso - a praia mais bonita do Brasil - Lopes Mendes (R$40,00/ dia inteiro) - #sobreparaisosnaterra - até respirei fundo agora. Fui de barco até à Praia do Pouso (salvo engano o primeiro barco partia às 10h de abraão) e a partir de lá fiz uma trilha de aproximadamente 20min até chegar à praia. P.S - Voltando à Praia do Pouso, tem um bar/restaurante flutuante incrivel, com comidinhas maravilhosas e uns drinks ainda melhores! Têm de experimentar!. Há barcos às 10h/11h e 12h a ir e de Abraão para Lopes Mendes e às 16h/17h e 18h de Lopes Mendes para Abraão. Assim que se termina a trilha, tudo é incrível, é cenário de filme. A areia é clara, super branquinha, o mar é inacreditável, tem uns caranguejos super fofos e animados a andam a alta velocidade e parem saídos de um filme da Disney, enfim. Paraíso, mesmo. É uma praia selvagem, tudo o que precisarem consumir ao longo do dia terão de levar com vocês, não há comercio, não há vestígios de intervenção humana, é simplesmente paradisíaca. Mais informações aqui.



* Mais sobre a Avant Tour:
Telefones para contato: (21) 992228602; (24) 33615822 ou (24) 992228602
E-mail: avanttour@hotmail.com
Observações: Aceitam dinheiro (10%off) e todos os cartões (o que é ótimo para poupar o gasto em cash na ilha!).
Ainda em Lopes Mendes.

Na época separei diversas informações sobre várias agências (e-mails, números de telefone, preços, enfim) e na Ilha fui em cada uma delas. Após algum trabalho de campo, conclusões: Os preços são iguais em todas as agências de turismo e as lanchas também. Única diferença da Avant para as demais (fui ouvindo muitos comentários referentes às várias agências) é realmente a flexilidade e rapidez na solução de contratempos. Mas também, gente, eles estão numa posição super privilegiada de frente ao cais de chegada e de onde partem toda as lanchas, conseguem acompanhar toda a movimentação de grupos, lanchas, etc. Fica mais fácil resolver a vida de qualquer cliente assim né. Para me fazer entender é importante explicar que: as agencias simplesmente vendem os passeios e se comunicam para ir agrupando os grupos de turistas em lanchas (algumas privadas de moradores que prestam esse serviço, outras de outras agências que têm as suas próprias lanchas). Isto, quem compra os passeios e vai com grupos de desconhecidos (eu! adoro um stranger né). O que significa que numa lancha vão diversas pessoas e cada uma delas pode ter comprado o passeio em agencias diferentes. Tem também a opção de alugar uma lancha durante todo o dia e vem com marinheiro ahaha. Aí o grupo divide o valor da lancha. 

Restaurantes: A vila de Abraão tem uma grande opção em termos de restauração. Tem vários restaurantes beira-mar ótimos e com musica ao vivo, super, super agradáveis. Tem creparias, tem japonês, tem frutos do mar, tem carne, tem pizza e rodízios, tem mexicanos, enfim, de tudo um pouco. Posso adiantar que devorei uma pizza incrível (claro, pizza) numa pizzaria em frente à igreja, no largo, infelizmente não me lembro do nome do restaurante mas super recomendo (só tem dois, com a igreja do lado direito é o da esquerda.). Tentei comer uma moqueca (que imaginei super maravilhosa) também na praia do Abraão mas claramente errei o restaurante, o nome era Rei da Moqueca (só não vão!) ahaha e comi uma cataplana de cação surreal no Restaurante Canto das Canoas (paragem do passeio Ilhas Paradisíacas). É um Restaurante aparentemente famosinho por aqui, da galera que frequenta Angra e tal. Achei super queridinho. 

 Na foto: Restaurante pé na areia. Muito bom e com musica ao vivo. Recomendo.


 Na foto: Restaurante com musica ao vivo na Pousada Mar Azul.
Dica 1: Se não forem ficar na Rua da Praia, não levem malas, muito menos com rodinhas. Levem mochila de camping. É sério!
Dica 2: Levem dinheiro suficiente para o numero de dias que vão ficar na ilha. Não há caixa eletrônico, a energia cai com frequência o que significa que os poucos estabelecimentos que aceitam cartões ficam sem energia nas máquinas para aceitar os ditos e de repente passa de paraíso a filme de terror e nós não queremos isso ahaha.
Dica 3: Levem carregadores portáteis, tantos quanto possível. Eu fiquei 48h na ilha sem energia, os carregadores portáteis salvaram. Salvaram a Gopro (continuei a registrar os momentos altos da viagem) e salvaram o celular também antes que os meus pais saíssem de Portugal rumo à ilha para me resgatar. kkk

Além dos passeios de barco, podem investir nas trilhas, Ilha Grande é o paraíso dos amantes de trekking. Eu amo, como sabem, mas infelizmente não tive tempo para tudo. Aquele pico do papagaio ficou-me atravessado, queria muito subir. Vejam aqui as opções de trilhas na ilha.

O regresso - Transfer: Para regressar preferi utilizar o serviço de Transfer, uma opção mais econômica e tranquila pois não tive de ficar preocupada em conjugar horários de lanchas, ônibus (que ainda teria de comprar em Angra) enfim. Esta era uma opção que eu estava cogitando para a ida também mas só chegava a Ilha Grande no horário de almoço então desisti da ideia. Para voltar acho super válido (e para ir, se tiver com tempo e sem os dias contados também acho que vale experimentar - ainda que tenha lido alguns reviews não tão positivos na ida, ao que parece eles dão um horário estimado para buscar todo o mundo, sendo que podem ter pessoas para buscar em pontos muito distantes, o resultado dos reviews que li não tão positivos foram esperas de longas horas sem feedback algum da empresa). Eu não testei a ida então não posso dar opinião a respeito. O regresso testei, aprovei e super recomendo. Foi super rápido, sem filas, sem stress. Saí a uma hora ótima da ilha, consegui aproveitar o dia quase na totalidade.

O serviço que contratei foi o Easy Transfer:

Telefone: (210 99386 3919

E-mail: easytransferbrazil@gmail.com
Site: http://www.easytransferbrazil.com/pt/

Era possível comprar ida e volta por R$ 170,00 (van + lancha), reservando via e-mail e o pagamento era realizado na Van de ida. Como só quis a volta, tive de comprar lá na Ilha mesmo, na agência "Como uma Onda" na rua Rua Bungaville, Vila do Abraão. Liguei para o Rafael  (responsável pela agência) (21) 99879-1025 que me reservou o ticket do transfer por 24h e assim que cheguei fui logo buscá-lo. Salvo engano paguei R$ 90,00. A como uma onda também vende tem todos os passeios que referi acima. Mais uma opção para vocês.

Última nota sobre viajar sozinh(a): Voltei a precisar de outra viagem porque o tempo que queria tirar exclusivamente para mim, literalmente, não o tive ahah. Não fiquei sozinha nem um minuto, levei um livro comigo que não tive tempo nem de tirar da mala, fiz amigos incríveis que me vieram visitar já várias vezes aqui ao Rio, alguns de outros países e outros de outros estados do Brasil, enfim, super super recomendo. Só vai! Assim, na fé, e conta como foi!
Na foto: Mergulho na Ilha do Dentista

Voltarei em breve. Gostaram do post? Têm mais dicas? Um super beijinho!

Outros posts que talvez possam interessar...

0 comentários