Say hi to a stranger

Lawyer. Traveler. Lifestyle. Portugal. Brazil. Rio de Janeiro. Soul. World. Freedom. Salty. Ocean. Pisces.

Paraty, Trindade e Saco do Mamanguá

By 07:59 , , , , , , , , ,

Centro Histórico

O tão prometido post está aí. Como sabem, os que acompanham as redes sociais, claro, fui recentemente alguns dias até Paraty e ameeeei demais. Vou reunir neste post as melhores dicas que separei para vocês.

Como chegar? Fui, novamente, pela viação Costa Verde (a mesma que utilizei para chegar a Ilha Grande).
Telefone (24) 3371-1326/3809
Site aqui.

Com um ou dois dias de antecedência comprei os bilhetes online e na rodoviária, através de um código que se coloca numa maquininha imprimi os meus bilhetes físicos. Simples e fácil. Para o regresso vi imensa gente comprando na hora, a Costa Verde disponibilizou inclusive novos ônibus e horários dada a procura, achei ótimo!

Horários
Rio de Janeiro x Paraty
04:00 / 05:15 / 07:00 / 08:00 / 09:00 / 10:00 / 11:00 / 12:00 / 14:00 / 16:00 / 18:00 / 20:00 / 21:00
Paraty x Rio de Janeiro
02:20 / 03:20 / 05:20 / 07:20 / 09:20 / 10:50 / 12:20 / 13:20 / 15:20 / 16: 20 / 17:20 / 19:00 / 21:20
Duração da viagem: 4 horas

Restaurantes imperdíveis:

Thai Brasil
Rua do Comércio n. 308-A, Centro Histórico
(24) 3371-2760 ou 99901-9618
Aberto de Segunda a Sábado a partir das 18h
Review: Simplesmente sensacional, a comida, o ambiente, tudo. Vão cedo pois a fila de espera faz jus às qualidades do restaurante. Tem musica ao vivo e vale cada centavo. Amei demais.

Benditas
Rua Doutor Samuel Costa, 267
(24) 3371-1445
Review: Uma das melhores moquecas da minha vida, simplesmente ma-ra-vi-lho-sa. Tem várias opções de pratos, para todos os gostos e ambiente super familiar.

Gelateria Pistache
Rua do Comércio, 149
(24) 3371-7428
Review: Apenas isto: Sorvete-a-quilo

Shambhala Spa

Shambhala Asian Day Spa

Rua Flávio Gama, bairro Caborê, Paraty
(24) 3371-2186
Review: Um dos pontos altos da viagem, por certo. O atendimento é maravilhoso mas a lista de espera também é extensa. Consegui uma massagem ao corpo todo e com reflexologia para o último dia, último horário. O lugar é uma tranquilidade só, super relaxante. Vale experimentar também o lounge/restaurante deles, endereço abaixo, fica no caminho para a Pedra Branca.

Shambhala Lounge
Estrada Paraty Cunha km5, Ponte Branca, Paraty
(24) 3371-2067
Site aqui

Passeios:
Primeiro dia
Agência: Paraty Tour
Site: aqui

No primeiro dia fizemos o passeio até Trindade (vale super a pena!) é um passeio que também dá para fazer por conta própria através de um ônibus municipal que sai da rodoviária de Paraty até Trindade (custa em torno de R$6,00).

Empresa de ônibus: Colitur
Telefone: (24) 3371-1224

Saídas da Rodoviária de Paraty

Horários:
5h206h007h008h009h0010h10
11h0012h1013h0014h0015h0016h00
18h0019h0020h3022h30 (só de domingo) / 22h50 (só de 2a. a sábado)

Nós preferimos ir pela Paraty Tour pois a estrada até Trindade é super arcaica e íngreme além de que recentemente ocorreu um acidente gravíssimo nela com um desses ônibus municipais. Pagamos em torno de R$ 70,00 ou 100,00 e fomos com o ônibus turístico da empresa, guia e passamos por vários pontos lindos demais. A região de Trindade conta com algumas belíssimas praias, como a Praia do Meio, a Praia dos Ranchos, a Praia do Cepilho, a praia do Cachadaço, além das piscinas naturais, que ficam a cerca de 1 hora de trilha ou ainda podem ser acessadas de bote com motor (R$ 20,00).
Piscinais Naturais do Cachadaço

Trilha Praia do Meio - Piscinas Naturais do Cachadaço (Percurso que também dá para fazer de barco)
Praia do Cepilho

Praia do Meio
Restaurante super delicia na praia do Meio

Segundo dia
Cachoeiras e Alambiques com o Eduardo
Telefone: +55 24 99931-4099
E-mail: eduardo-senna@hotmail.com

Este foi um passeio que paguei fora agência de turismo e amei demais. O Eduardo tem 4 jeeps e organiza vários tours pelas cachoeiras e alambiques da região. Ele passa pelas cachoeiras do Tobogã, Poço do Tarzan e Pedra Branca que é, sem sombra de dúvida e minha preferida. (Atenção: eu queria muito ir até ao poço dos Ingleses e ainda existe uma agência em Paraty que oferece esse passeio mas infelizmente segundo pude apurar é um passeio que já não é seguro. Uma comunidade instalou-se perto da cachoeira, que é isolada no mapa e infelizmente têm ocorrido vários assaltos aos jeeps e turistas, assim, 90% das agências de viagens retiraram, para nossa segurança, esse poço lindo de morrer do mapa). O passeio tem também uma paragem para almoço e é possível comprar várias recordações super legais nos alambiques. Ao final ainda paramos numa degustação de queijos e geleias (#meudeuuusss!) O preço do passeio andou e torno de R$ 70,00 e dura praticamente o dia todo. Caso combinado o Eduardo vai-vos buscar à pousada ou hostel onde estejam hospedados.

Terceiro dia
Escuna para Saco Mamanguá
Escuna Banzay
Jorge e Elisa
(24) 3371-7486 ou (24) 99999-9806
Site aqui
Passeios com saídas às 11h e até às 17h - Uma boa opção para o último dia.
Roteiro: Praia da Lula, Praia Vermelha, Ilha da Cotia, Ilha do Algodão e Ilha dos côcos.

Casa dos Cullen - Onde foi gravada a saga Crepúsculo (Amanhecer) - "A casa de vidro".

Dica Master: No último dia decidimos fazer o passeio até ao Saco do Mamanguá, fomos na escuna Banzay e a hora prevista de regresso era 17h. Chegamos às 17h e pouquinha e até dava tempo de ir até à pousada buscar a mala sem perder o ônibus das 19h mas, como estavamos com receio que não desse, antes do passeio, lá pelas 10h resolvemos ir até ao ponto de ônibus, uma "rodoviária" e deixar logo as malas no depósito de malas. Problema: Está fechado ao Domingo. Estavamos nós e outros trezentos desesperados de mala às costas sem saber o que fazer. Eis que, consegui a super-informação. Depois de questionar todo o ser humano que se atravessou no meu caminho de como é que as pessoas resolviam este problema aos Domingos, uma alma abençoada partilhou comigo esta maravilhosa informação (que nos salvou). Alguns metros à frente da rodoviária existe um supermercado que fica aberto até às 22h inclusive se for feriado! Esse supermercado tem um genero de deposito para sacolas e bolsas na entrada - o truque é deixar as malas e sair de fininho. Aparentemente é assim que todos resolvem o GRANDE inconveniente que é o deposito de bagagem da rodoviária não funcionar ao Domingo (provavelmente o dia em que mais é necessário!). Deixamos as nossas malinhas às 10h no supermercado e voltamos às 18h como quem não quer a coisa. Resolvido!

Outras informações relevantes:
Código de área: (24)
Hospital Municipal: 3371-1623 ou 3371-6551
Policia Municipal: 3371-2512 ou 3371-9658
Empresa de ônibus Costa Verde (Rio de Janeiro): 3381-1177
Empresa de ônibus Reunidas (São Paulo): 3371-1196
Empresa de ônibus Regional (para ir para Trindade e adjacências): 3371-1224
Taxis da Rodoviária: 3371-2411
Sites ultra úteis: http://www.paraty.tur.br/ e http://www.paraty.com.br/

Preciso voltar para ir até: Praia do Sono, Paraty Mirim, Ilha do Araujo.

E aí? Gostaram? Têm mais dicas? Beijos

Outros posts que talvez possam interessar...