Say hi to a stranger

Lawyer. Traveler. Lifestyle. Portugal. Brazil. Rio de Janeiro. Soul. World. Freedom. Salty. Ocean. Pisces.

Cachoeira do Saco Bravo e Praia do Sono

By 11:41 , , , , , , , , , , ,

Aos que me acompanham no Instagram já reparam que andei recentemente a visitar alguns novos
points aqui pelo Rio de Janeiro.

Proveniente de uma ideia iluminada numa Segunda-Feira de muito trabalho e stress acumulado. Decidi que precisava sair desta confusão do dia-a-dia e ligar o off por um fim de semana (e não sabem o bem que me fez).
Snap: patriciaipd
 O destino escolhido foi:  Praia do Sono e Cachoeira do Saco Bravo.

A praia do sono já queria visitar tem um tempo, nunca tinha surgido a oportunidade ou o grupo de amigos que se animasse em acampar na praia. Já a Cachoeira, eu sonhava com ela há anos e não tinha nem ideia de que era aqui tão perto (embora de difícil acesso) lá chegarei.

Como chegar ao Sono

A praia do Sono fica perto de Paraty, então o primeiro passo é chegar até lá. Seja de carro ou de ônibus.

O trajeto a realizar é sentido Trindade, que também já visitei e falei sobre ela aqui, a determinada altura no percurso verão numa bifurcação a partir da qual trindade fica para a direita e o Sono para a esquerda.

Fui de Ônibus e novamente pela Costa Verde, já tinha explicado como neste post aqui. Chegando ao centro histórico de Paraty entrei num segundo primeiro ônibus com destino ao Condomínio Laranjeiras. (Chegou no mesmo minuto que o meu Ônibus vindo do Rio então nem tive de esperar mas consegui apurar que tem ônibus até Laranjeiras de 30 em 30min), o trajeto foi cerca de 30min.

Para quem vai de carro não precisa parar antes em Paraty, basta seguir sentido Trindade - Praia do Sono e no Condomínio Laranjeiras tem estacionamento.

A praia do Sono pode ser alcançada através de trilha (de aproximadamente 40min) ou barco.

Para quem segue de trilha o ponto a saltar do ônibus é o final. A trilha começa na Vila do Oratório, à direita do ponto de ônibus, em uma subida. Para quem segue de carro, o inicio da trilha é ao lado do estacionamento. A partir daí é só caminhar.

Para quem segue de barco, que foi o nosso caso para economizar tempo e energia (Já que fomos do Rio para Paraty no Ônibus das 4h e resolvemos nos aventurar até à cachoeira no mesmo dia #crazypeople #nãotenteistoemcasa), neste caso (fale com o motorista para confirmar), deverá saltar no penúltimo ponto do ônibus, na portaria do condomínio de luxo Laranjeiras (lindo demais por sinal).

Nesse mesmo ponto, basta aguardar e irá aparecer uma van que conduz as pessoas/grupos até um píer super fofo onde um barco simples os levará até a Praia do Sono em um trajeto de cerca de dez minutos. A van já está inclusa no valor do barco. (Que costuma ser R$30,00) vale regatear ou tentar negociar.

Infelizmente não é possível caminhar até esse pier (leia-se: porto aos meus leitores portugueses ahah). O trajeto até lá é feito pelo meio desse condomínio de luxo então é proibido sair da van ou aceder a esse condomínio de qualquer outra forma. (A não ser claro que seja morador, o que eu ainda não sou).

No nosso caso, não seguimos diretos para o Sono. A trilha para a Cachoeira do Saco Bravo começa na Ponta negra. Aí começou o nosso fim de semana maravilhoso.

Tinhamos um problema: As mochilas. O que fazer com elas, já que segundo os nossos cálculos a trilha para a Cachoeira iria durar em torno de 5h seria bem dura, requerendo um bom preparo físico.

Por sorte, enquanto esperávamos a van uma mãe muito simpática chegou com seus filhos (também iam para o Sono e Ponta Negra). Ela nos aconselhou a fechar um preço com o barqueiro para que ele nos deixasse em Ponta Negra e nos fosse buscar 5h depois para nos levar até ao Sono. Conseguimos o preço de R$ 65,00 por pessoa e assim resolvemos a preocupação de deslocamento e horários já que o plano era acampar no Sono (pós trilha).

Sorte novamente, ela foi um amor e deixou-nos deixar as mochilas na casa do pai, no caminho para a Trilha. (Sim, nestas situações há duas opções: ou confia ou não faz a trilha - no nosso caso realmente com todo aquele peso acho que não faríamos a trilha, ela é realmente muito pesada).

Tinha lido também em vários outros blogs que havia quem deixasse as mochilas com moradores mas ao final pagavam uma pequena contribuição. Ao que parece os moradores já estão acostumados com esse tipo de abordagem. No nosso caso foi tudo na amizade mesmo e ninguém nos cobrou nada, ainda nos ofereceram café. #gentilezageragentileza (Mas, a minha ideia era deixar num camping e pagar a diária só para deixar as mochilas, se fosse o caso - não precisamos - mas acho válido caso precisem já que as diárias dos campings andam em torno de R$20/30).

E assim, livres de um peso maior começamos a nossa jornada. A trilha é pesada e não é por acaso que há muito pouca informação sobre ela na internet. Está super mal sinalizada (Julho/2016) faço esta ressalva pois parece que em tempos já foi bem sinalizada. Nos perdemos uma vez (segundo o que fui lendo de relatos pela internet é muito comum que as pessoas se percam dada a falta de sinalização, alguns, inclusive desistem). mas rapidamente voltamos à trilha.

Nesse dia fomos os únicos a fazer a trilha e corríamos o risco de não conseguir alcançar a Cachoeira. (Julho-Inverno). Caso o mar esteja muito ressacado ela se torna perigosíssima pois o mar pode puxar quem está lá dentro e bye bye.

Optamos por seguir sozinhos mas sei que é possível pedir que algum morador nos leve ou indique o caminho. As próprias crianças da comunidade gostam de fazer esse "tour" em troco de alguns R$. Inclusive diz-se que foram esses pequenotes tranquinas que arrancaram toda a sinalização trilha fora para que os turistas fossem obrigados a procurá-los.

Básicamente são dois morros imensos de subida e descida até chegar à Cachoeira. São 8km e ela é bem bem bem longa no sentido em que o caminho tem vários obstáculos, e são duas subidas íngremes e duas descidas igualmente íngremes.

No inicio da trilha (uma subidazita íngreme depois) tem um mirante super bonito com vista para a Praia da Ponta Negra e Praia do Sono, foi onde optamos por parar para almoçar (levamos alguns lanches e sucos que salvaram).

No fundo da fotografia podem ver a praia do sono e à direita a Praia da Ponta Negra.

Um trecho da trilha

Recomendo: Comprar calçado adequado. Felizmente tive essa ideia iluminada na noite antes de viajar e juro que foi o que me salvou ou eu não tinha condições (com os meus queridos ténis-full-service de fazer essa trilha dado o maior grau de complexidade dela). A Timberland tem umas botas ótimas, fui de proposito à única loja que têm aqui no Rio mas infelizmente não têm esses modelos em tamanhos femininos (#shameonyouguys) acabei por comprar umas Bull Terrier (R$400,00) mas juro que valeram cada centavo. Comprei as minhas na centauros (vão encontrar em qualquer shopping).

Quando chegamos ficamos naturalmente maravilhados com a beleza unica do lugar. É sem duvida um dos lugares (senão o lugar) mais bonito que já tive oportunidade de ver. Livre de qualquer intervenção humanda... É simplesmente inacreditável o poder que a natureza tem.

Regressando, esperamos o nosso barqueiro alguns minutos na Praia da Ponta Negra (na confiança mesmo pois já tínhamos pago) e seguimos para a Praia do Sono.

Camping na Praia do Sono: a maioria dos campings funcionam por ordem de chegada, não fazendo reservas. Mesmo assim não se preocupe, pois devido ao grande número de campings é normal ter vaga mesmo na alta temporada. Os campings têm banheiro e chuveiros com água quente e custam em torno de R$25/30 noite.

Nas próximidades (que não conseguimos ver pois tiramos o Domingo para descansar):

Poço do Jacaré, um poção formado por uma área de cachoeiras do córrego da Jamanta, cercado por mata nativa bastante conservada. Para chegar lá basta tomar a trilha que começa próximo da igreja localizada no meio da Praia do Sono e caminhar por uns trinta minutos. O caminho é leve, mas a orientação um pouco confusa, informe-se com algum morador antes de ir.

As praias dos Antigos e Antiguinhos são duas pequenas praias muito bonitas e tranquilas, com areias claras e águas de temperatura amenas. Estas, por conta das trilhas, costumam estar mais desertas. Sua natureza ainda é bem preservada, mantendo um aspecto mais selvagem que a Praia do Sono. Em ambas não há atividades comerciais, nem hospedagem e o camping selvagem é proibido.

A trilha para a Praia dos Antigos começa no fim da Praia do Sono. O início da trilha é de subida intensa e a céu aberto.  Saindo da Praia dos Antigos, deve-se caminhar por um trecho leve de até cinco minutos até a Praia dos Antiguinhos, Este caminho possui uma divisão perto do córrego, onde o caminho da direita leva a Antiguinhos e o da esquerda a Ponta Negra.

Na volta ainda tivemos tempo de jantar em Paraty, no Centro Histórico e comprar umas lembranças.

Mais informações:
Informações turísticas: (24) 3371.1897 / 3371.1222
Telefone Comunitário da Praia do Sono: (24) 3373-1904

Espero que tenham gostado e este post vos ajude a conhecer um bocadinho mais destes paraísos.

Outros posts que talvez possam interessar...